quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Na era dos blogs, até o matungo aderiu

Antigamente, quando comecei, ser colunista era o sonho de qualquer jornalista especializado. Mas sou do tempo das máquinas de escrever, as famosas Remington ou Olivetti. Fiz o Curso Ted, de datilografia. E passei, com louvor, com sei lá quantos toques por minuto. Quando surgiram as máquinas elétricas foi um sucesso espetacular. E quando veio a Composer, com aquela esfera minúscula? Foi uma grande festa e um alívio para os dedos, cheios de calos. Era fã de O Pangaré, do saudoso e fantástico Haroldo Barbosa, com quem tive a honra de conviver, no Globo, por alguns anos. E, lá pelos idos de 1984, quando fui editor de turfe de O Povo, veio a idéia de homenagear o ídolo dos primeiros anos de jornalismo.

Ora, se Pangaré é aquele cavalo ruim, que não ganha nunca, por que não criar O Matungão, tentando, longe de ter a mesma capacidade de Haroldo, falar com um pouco de humor sobre as coisas do turfe. Enquanto estive em O Povo a coluna sempre foi publicada às quartas-feiras. Quando saí do jornal, o eqüino metido a engraçado entrou em férias. Em 2003, convidado pelo Marcos Rizzon, levei o matungo para o Jornal do Turfe. A coluna de lá continuará nos mesmos moldes. Mas, a modernidade chegou e o universo dos blogs está aí mesmo. A Internet está tomando conta do mundo e as Remingtons e Olivettis já fazem parte do acervo dos museus. Incentivado pelos amigos e jornalistas Karol Loureiro e Fred Raposo, que já são bloggers, resolvi me arriscar por este terreno desconhecido e vou tentar reproduzir por aqui, as manhas e artimanhas do bucéfalo. Todas as quartas ele vai "pintar e bordar" neste espaço, contando histórias engraçadas do turfe e de outras áreas, uma vez que este matungo é eclético. E, como ele mesmo encerra de forma abrupta seus comentários... Chega!

6 comentários:

T.K. disse...

Caro companheiro de claimings baratos e páreos de porão,

Acabo de soltar uma nota divulgando o blog, no Raia Leve. E, com muita alegria, abro a relação dos depoimentos.

Desejar sucesso às suas iniciativas é redundância, em razão do extremo zelo e profissionalismo que marcam as mesmas.

Certamente, o "Blog do Matungão" irá revigorar a alegria da mídia especializada do turfe brasileiro e se aliar à luta por dias melhores para as corridas no país. Com humor e inteligência.

Boa sorte, meu irmão!

ANTMAGMOR disse...

Parabéns a você, por mais esse "salto" em sua carreira jornalística. Sou seu admirador.SUCESSSO SEMPRE!
Antonio Moreira(STUD VALBOM)

Anônimo disse...

Marcão,

Tenho colocado meus escritos na página do Jockey Club de Minas Gerais. Ela é feita - de favor - por meu sobrinho, que é estudante de informática, mas anda tão ocupado que está demorando a atualizar. E seria um mau tio se eu o tirasse dos compromissos profissionais e estudantis para me fazer favor.

Por isso, também vou criar meu blog, mas em dezembro, pois no momento estou de férias. Aliás já tenho um blog, mas é de assuntos gerais. Vou criar um segundo, específico para turfe.

Mando notícias depois.

Felicidades para o Blog do Matungão.

Um abraço do Márcio de Ávila Rodrigues
Belo Horizonte - MG

Anônimo disse...

Caro Matungão

Não tenho dúvida de que você, nesse novo veículo de comunicação, continuará a nos proporcionar as mais divertidas estórias do turfe, que já dariam para você escrever um livro, com aquela forma singular que você possui.

Luiz Edmundo Cardoso Barbosa

Anônimo disse...

Da-lhe Matungo...

Com vc liderando os blogs, todos vão aderir esse novo local para troca de idéias e assuntos...

Um grande abraço

Fui!

www.cercamovel.blogspot.com

Anônimo disse...

Caro Marquinhos: Sinceros parabens pela inauguração do seu blog. Desejo-lhe que seu sucesso seja idêntico a uma tropa de Yatastos e não faço por menos... Custodiados pelos Arándanos en Boca, Bailongo en Boca, River Plate e Tango di Gardel...
Parabens e abraços,
Manolo